Por Que Fazer Uma Residência Médica?

· 3 min read
Por Que Fazer Uma Residência Médica?

Esperamos que você possa escolher sabiamente e contar com a nossa ajuda para estar pronto para a prova. A prova de Residência Médica do SUS-SP é a maior do Brasil e, com certeza, a que conta com mais vagas. No entanto, isso não significa menos concorrência, tanto é que, no mesmo ano, foi registrada uma relação de 19 candidatos por vaga. Em nosso blog, estão disponíveis conteúdos detalhados sobre o exame, questões comentadas de áreas específicas e guia estatístico das provas dos últimos cinco anos.

  • Estimar e promover as ações de saúde de caráter preventivo concernentes à segurança do paciente.
  • Nosso compromisso é fornecer conteúdo de qualidade, atualizado, baseado em fontes oficiais e na experiência dos nossos redatores, que vivem ou já viveram na Europa e compartilham as melhores dicas para quem quer ter a experiência de morar no velho continente.
  • De toda forma, cada médico deve analisar sua trajetória e suas pretensões profissionais para concluir se vale a pena fazer residência médica em Portugal.
  • Passar na prova de residência de medicina é tão concorrido como passar no vestibular de Medicina.
  • Tudo isso porque ele lida com uma quantidade grande de doenças, então precisa saber qual a melhor conduta para cada uma delas.


Dessa forma, os médicos que participam de residência médica têm direito a descanso de 6 horas após plantão noturno de 12 horas. O profissional ainda conta com pelo menos um dia de folga semanal e um mês de folga após completar um ano de atuação profissional. Essa prova é parecida com o sistema que funciona no Enem aqui no Brasil.

Hospital São Lucas


Sem dúvida, um dos hospitais mais concorridos para prestar residência médica, e não é para menos, afinal, o Hospital Sírio Libanês é referência tanto nacional quanto internacional em assistência à saúde de alta complexidade. Esse é um dos motivos para que a instituição esteja entre as melhores residências médicas no  Brasil. O IAMSPE é conhecido especialmente por oferecer um programa de residência médica de alta qualidade, tanto em ensino técnico como também multidisciplinar e humanizado. Atualmente a FCM oferece mais de 79 programas de residência médica, além dos programas  acesse o link  em 28 áreas.

Hospital Sepaco


Mas, até a data da matrícula no programa, é preciso que tenha concluído a graduação. Além disso, nesta forma de validação, não é preciso prestar prova de residência médica. Ou seja, você pode apenas apresentar a documentação e uma prova de proficiência. O processo seletivo consiste em uma prova teórica em formato de anamnese em alemão e uma prova oral. Nessa etapa, a principal avaliação será o seu poder de se comunicar em alemão.



Em suma, a pediatria é uma especialidade voltada à atenção à saúde da criança e do adolescente. Ela atua em suas diferentes demandas, sejam elas preventivas ou curativas. Como resultado, tanto o Título de Especialista, quanto a Residência, dão direito ao médico de registrar-se como especialista no CRM. Os certificados têm naturezas diferentes, e o profissional pode ter apenas um deles ou ambos. Nessas situações, a entidade deve ser filiada à Associação Médica Brasileira , bem como o edital do concurso para Título de Especialista deve seguir as normas e ser aprovado pela AMB. Por meio dos Conselhos Regionais , a entidade reconhece os médicos como especialistas ao conceder o Certificado de Registro de Qualificação de Especialista.